garrucha

Guia Pirata do Armamento Civil – Parte 2 de 6

Aprenda a atirar

Se você não tem no mínimo 25 anos, tem algum antecedente criminal ou está respondendo a algum inquérito policial nem processo criminal pode poupar seu tempo e parar de ler isso: no Brasil o uso de armas está proibido para você.  Por outro lado, se você tem ficha limpa e se lembra do Bug do Milênio pense comigo. Porque você leria essa caralhada de textos se nunca puxou um gatilho na vida?

Portanto o  primeiro passo é perder o medo e aprender a atirar de verdade. O ideal é procurar um instrutor credenciado pela Polícia Federal pois isso te poupara tempo mais tarde na hora de reunir a documentação para comprar seu trabuco. Nestes cursos você vai aprender regras básicas de segurança no uso e manuntenção das armas e aprenderá alguns conceitos de balística e de legislação. O preço e a duração do curso costumam variar especialmente devido ao número de tiros e munição que você tem direito. Confira aqui a lista oficial de instrutores credenciados. 

Muitos clubes de tiros oferecem aulas sem compromisso onde você pode ter suas primeiras experiências. Então junte um grupo e vá sentir o cheiro de pólvora em suas mãos.

 

Escolha suas armas

Atira Pirata

Depois que você já sentiu o gostinho ai sim é hora de ir em frente e escolher a representação fálica que mais combina com o seu subconsciente. No Brasil existem armamentos de uso restrito e de uso permitido. O que vai definir isso é a energia com que a bala sai do cano que não pode ser superior a 470J para armas curtas e 1355J para armas longas.

Esclarecendo:

Armas Curtas: São as armas de repetição ou semi-automáticas que podem ser disparadas com apenas uma mão e que por seu tamanho podem ser facilmente carregadas e ocultadas. No caso das armas permitidas elas se dividem em revólveres e pistolas:

– Revólveres são as armas de ação manual na qual ao apertar o gatilho o martelo vai para trás e volta acertando o tambor e disparando a bala.

– As pistolas são semelhantes mas possuem armamento automático do martelo  e ejeção das capsúlas após o disparo.

Armas Longas: São armas com o cano longo, com maior alcance e precisão mas menos mobilidade para tiros rápidos e mais difíceis de serem ocultadas. Podem ser de alma lisa ou raiadas. Neste caso enquadram-se nas armas permitidas algumas carabinas, rifles e espingardas.

Só para deixar claro. Ficam de fora do uso civil as metralhadoras, submetralhadoras, fuzis e escopeta, assim como outros armamentos pesados.  Então nem pense em ter um lança-granadas em casa.

Mas mesmo com tantas restrições ainda existe um grande leque de opções na hora de escolher uma arma.  Na continuação da série, no próximo post, iremos falar um pouco sobre balística e de quanto a escolha do calibre revela sobre o dono da arma.

Comentários

Comentários