igualdade-de-direitos

A diferença entre igualdade e privilégio

Tem muita gente que não entende a diferença entre a luta por direitos iguais e a luta por privilégios. Um grupo com características distintas possui 5 direitos humanos básicos. Existe uma pessoa que só possui 4 direitos, querendo com toda razão, acesso ao direito que lhe deveria ser básico. Ele luta por isso, portanto, esta é uma luta por direitos iguais.

O maior problema é que raramente estas pessoas param por aí, depois de muita luta ela conseguiu o direito que lhe faltava, mas além de ter já conseguido os 5 direitos que lhe são básicos, ela quer um direito excedente, talvez como forma de compensar o seu sofrimento anterior por não possuir tantos direitos quanto outros. Neste momento, a pessoa deixa a luta por direitos iguais para lutar por privilégios.

Não importa o quanto a pessoa sofreu, não importa o quanto outras pessoas pareçam ter mais privilégios, não importa o quanto as estatísticas digam que você merece mais, não importa o seu pensamento sobre isonomia. Isto é egoismo. Além disto, estas pessoas geralmente brigam para, além de ter um direito excedente, não compartilhar deste direito com outros.

Você pode concordar com as justificativas desta pessoa e achar que ela realmente merece este direito excedente, mas ela não merece. Você pode até negar que isto é um privilégio, mas é.

Não importa se favorece a maioria ou minoria, a luta não vai ser justa se esta busca algo além dos direitos de todos.

Comentários

Comentários

O Rei Pirata, dentro da Aliança Pirata é o cargo máximo. A identidade do Rei Coruja nunca deve ser Revelada. O Rei Coruja muda de acordo com o objetivo da Aliança Pirata, nomeando a pessoa que se enquadra melhor no objetivo atual.